sábado, 31 de janeiro de 2015

SOLUÇÃO QUEM SABE.

SÓ DEUS RESOLVE.


Certa vez em um barzinho percebi uma moça que, disfarçadamente, chorava. Não me contive, me aproximei e com muito jeito consegui conversar com ela a saber o motivo de tanto desespero.

A moça perdeu o seu emprego e não sabia o que fazer, pois tinha uma filha de 4 anos para cuidar, além de sua mãe que doente precisava de sua ajuda, antes, quando estava empregada tinha uma pessoa que ajudava na guarda.

Perguntei para ela.

- Moça onde vc trabalhava.

Ela respondeu.

Eu tinha um Box na Feira da Madrugada com o meu namorado, nos estamos separados, mas como cada um tinha o seu Box trabalhávamos numa boa sem problemas.

- O que aconteceu que vc perdeu o seu Box?

- quando foi realizado o cadastro dos trabalhadores da feira resolvemos colocar os dois boxes, o meu e o dele em seu nome.

- e ele não quer devolver o Box para você?

- não    não, ele é um cara legal.

- Então o que aconteceu?

- A Prefeitura que antes permitiu tal situação, hoje, ela diz que não permitirá uma pessoa de ter mais de um Box e eu perdi o meu, que era o segundo do meu ex-namorado..

E novamente começou a chorar, agora, copiosamente sem disfarçar seu desespero.

Não consegui conversar direito com a moça que não se continha, o desespero era enorme e até fora do comum, mas vou resumir a sua história, que não deixa de ser uma tremenda sacanagem do poder publico municipal.

A moça chegou à Feira da Madrugada, quando ainda ela fazia jus ao seu nome, chagava às duas horas da manhã e quando no máximo às oito horas fechava, pois as dez horas não podia ter Box aberto. Lutou com os companheiros e conseguiram fazer do local um projeto social mais admirado do Brasil, apesar das constantes operações para denegrir sua imagem, sempre com o patrocínio da Prefeitura, antes do Kassab, hoje do Haddad, ela sempre renasce forte, é o povo, apanha, recebe desprezo do poder publico, mas nunca desiste dos seus objetivos, ainda mais quando está relacionado com o sustento de sua família, ele vira uma fera luta, luta com todas as suas forças e apesar de ser uma luta solitária, sempre acaba vencendo.

Pois é, a moça e o seu ex-namorado fizeram um trato e o namorado colocou o Box dela e o dele em seu nome. Era uma situação perfeitamente viável e aceita pela municipalidade como legal, tanto que em 2012 publicou uma lista dos boxes legais e os que diante da sua ótica era ilegal. Acontece que, para atender seus interesses ou de seus agentes, ela editou um decreto onde proibia o que permitia antes, isso depois de muitos acreditarem na honestidade dos seus atos e na segurança que achava que tinham antes.

A partir do decreto é que tem inicio o martírio da moça, a Prefeitura permitiu apenas um Box em nome do seu ex-namorado, é a condição para que volte a trabalhar na feira, o outro Box, o da moça... – eu acho que a Prefeitura roubou dela – Outros acham que não, que apenas houve uma proibição de ter mais de um Box por uma pessoa.

Enfim todo o sonho criado pela moça durante anos de trabalho, perdeu-se diante de uma atitude no mínimo de calote e despreparo para a situação vivida pela feira. Vão deixar a moça perder todo o trabalho de anos no Box, fazendo a clientela e construindo uma pequena empresa que alem de sustentar o Box com mercadoria, dava emprego a varias pessoas, que estão desempregadas e sem saber o que fazer, igual à moça, no desespero total.

Fiquei mais triste ainda quando fiquei sabendo que o partido que governa a cidade de São Paulo é o mesmo que diz que vai aumentar o emprego, que vai tirar o povo da pobreza e que dará a educação a prioridade que necessita. Então, eu dei a sugestão: para almoçar procurar o governo e requerer a bolsa família, para no mínimo alimentar seus filhos; que requeresse para os filhos uma bolsa estudo, para os filhos não ficarem sem estudar, pois condução já está garantida pela Prefeitura, que é aquela que jogou no lixo toda a situação econômica e social que moça estava construindo com seu trabalho na Feira da Madrugada. Mas para Prefeitura ela não merece viver a situação que estava criando. Caso queira, ainda tem outra saída, pode virar bandida e ir presa, ai todos os seus problemas e aflição estarão resolvidos, os filhos e a família terão a bolsa reclusão, que é muito boa, mais que muito salário de empregados no mercado, com as bolsas de ajudas que o governo tem para oferecer, tudo estará resolvido e de acordo com o objetivo do governo e não precisará trabalhar.

Gente a historia é fictícia, mas relata a situação de vários trabalhadores que hoje estão desanimados em ser um trabalhador e honesto, diante de tudo que está rolando no país e na feira, se não houver luta, empenho e desprendimento todos estarão na roça, mas levando chicotada de alguém. A hora ontem estava perto, hoje já chegou, vais fazer o que? o tempo de apenas sonhar acabou, ou fazemos algo urgente de impacto ou passe no almoxarifado e pegue sua enxada e vá para roça e boa sorte.





CR – COMISSÃO DA REFORMA - 30/01/2015








Nenhum comentário:

Postar um comentário